Definição do Negócio: o que exatamente você quer oferecer ao mercado?
- Sandra Tornieri
- 5 de abr. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de nov. de 2023
Por Sandra Tornieri (*)
Seguindo na Jornada Empreendedora, depois de ter passado pela etapa da Geração de Ideias de Negócio, que foi essencial para ter ideias de novos negócios, agora é preciso definir exatamente o que irá oferecer ao mercado, para isso convido você a percorrer a Etapa 3 - Definição do Negócio.

Para quem possui muitas ideias de negócio e ainda está em dúvida sugiro utilizar a ferramenta Funil de Ideias, disponível na área de membros da Conectar & EMPREENDER
Mesmo depois de definir o que irá oferecer será necessário detalhar melhor como será o seu negócio e principalmente para quem irá oferecer. Tenho utilizado a metodologia Design Thinking, proposta pelo autor Tim Brown (2017) que possui 5 fases:
1. Empatia. Quais são as dores e demandas do seu público alvo e mais precisamente do seu cliente ideal (persona)?
2. Definição. O que é seu negócio e qual solução irá oferecer?
3. Idealização. Quais são as etapas do seu atendimento ou da produção do seu produto?
4. Prototipação. Qual é a menor viabilidade do seu produto ou serviço (MVP)?
5. Testagem. O que os clientes acharam do seu produto ou serviço?
Apresento cada uma dessas fases no capítulo 9 - Carreira Empreendedora, do livro Carreira em Foco: do primeiro emprego ao empreendedorismo singular. Esse também é o método que utilizo na mentoria da Jornada Empreendedora.
Para facilitar a vida de quem quer passar pela Jornada Empreendedora também disponibilizo os templates e ferramentas para cada fase.
Ao passar pelas 5 fases você terá testado seu produto ou serviço na menor escala possível, para poder perceber erros de modo mais rápido e consertá-los com a mesma agilidade.
Ao final desse ciclo você também terá percebido se quer realmente continuar com a ideia do negócio. Caso decida descontinuar, volte para a lista das ideias de negócio do Funil de Ideias e comece o ciclo com a próxima melhor ideia.
Então você deve estar se perguntando: Qual é o indicador ou sinal de que estou no negócio certo? Você irá chegar na conclusão que escolheu a melhor ideia e definição de negócio de fato, quando ao final das fases estiver motivado(a) para lançar seu novo produto ou serviço, sem medo de errar e com vontade de melhorar a cada atendimento.
O lançamento do produto ou serviço exigirá outras etapas, tais como plano de negócio, incluindo o planejamento de marketing, plano de lançamento dentre outras. Com essas etapas você terá de fato a informação da viabilidade econômica do seu novo negócio.
É preciso ter muita paciência e perseverança para ir adiante com uma ideia de negócio, até que ela esteja concretizada. Não podemos esquecer dos mecanismos emocionais de autossabotagens que poderão aparecer em cada fase. Um mecanismo muito comum ocorre quando a pessoa percebe que o negócio é bom, mas que exigirá muito trabalho. Para fugir desse trabalho surgem milhões de novas ideias que não levarão a lugar algum. Esse é o autoengano do pseudoempreendedor.
Quando isso ocorrer lembre-se de ler novamente os artigos Crie a Mentalidade Empreendedora e Mulher Empreendedora: Saiba como dar os 10 primeiros passos em direção ao seu negócio próprio.
Chegando nessa fase gostaria muito de ouvir quais são suas dúvidas a respeito das etapas da Jornada Empreendedora apresentadas até aqui? Qual tema você gostaria que fosse apresentado e aprofundado no próximo artigo desse blog? Aguardo seu comentário!!
(*) Sandra Tornieri é mentora de carreira & negócios na Conectar & EMPREENDER, mestre em Administração Estratégica, Docente de Graduação e Pós-Graduação e autora do livro "Carreira em Foco: do primeiro emprego ao empreendedorismo singular".
Comments