Veja as 4 dicas para saber lidar melhor com as autocobranças exageradas na vida & carreira.
- Sandra Tornieri
- 19 de abr. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de nov. de 2023
Por Sandra Tornieri (*)

Se você é uma pessoa responsável e quer continuar fazendo entregas de valor acima do esperado para seus colaboradores, clientes, familiares e para a sociedade, deve sentir a necessidade permanente de se qualificar em todas as áreas da vida. Essa atitude é muito boa, desde que não seja exagerada.
Você já deve ter se perguntado: até que ponto devo exigir de mim mesma(o) para corresponder às mudanças e necessidades que se apresentam? Tenho uma sugestão de resposta que uso para essa questão: - O limite da exigência pessoal e profissional tem relação com seu equilíbrio íntimo. Se algo está te tirando do equilíbrio e da sua saúde física, emocional e mental, então está exagerado. Parece óbvio, mas ás vezes esquecemos ou não percebemos o quanto já passamos dos limites saudáveis. Por esse motivo surgem as doenças psicossomáticas, as enxaquecas, as crises de ansiedade, o estresse e o tão falado burnout.
A carreira profissional possui ciclos que também correspondem a determinada faixa etária e expectativa de autorrealização, em comparação com as conquistas realizadas. Uma pessoa no início de carreira possui maior engajamento e motivação, porém necessita de maior experiência. Já um profissional de meia idade pode estar passando pela crise da própria idade e também pela necessidade de realizar mudanças mais profundas na carreira. Mas, todos tem algo em comum: ninguém pode se dar ao luxo de ficar parado! Todos nós, independente do ciclo da carreira, precisamos nos atualizar, qualificar, desenvolver e reciclar de modo contínuo, porém na medida certa!
Veja as 4 dicas para saber lidar melhor com as autocobranças exageradas na vida & carreira:
Dica 1: Tenha objetivos satisfação. Os objetivos-satisfação, de acordo com a autora Tara Mohr (2016) são aqueles que te conectam com seus valores pessoais e a sua meta de autorrealização profissional. Por exemplo: "voltar a fazer cursos de qualificação profissional para me atualizar e conhecer coisas novas". Bem diferente dos objetivos-obrigação. Por exemplo: "voltar a fazer cursos de qualificação para não perder meu emprego". Tenha seus objetivos-satisfação num local visível e busque fazer pequenas tarefas que te aproximem dele.
Dica 2: Torne-se uma pessoa organizada. A organização pessoal tira a pressão e a autocobrança, então a dica é: faça o planejamento das tarefas da semana no domingo, quando estiver mais descansada(o) e pense leve para criar uma agenda que possa ser capaz de realizar. Coloque na prioridade sempre aquilo que é mais importante. Lembrando que mais importante é tudo aquilo que te faz chegar mais próximo de seus objetivos-satisfação.
Dica 3: Tenha janelas de horários na agenda. Se você tem autonomia para criar sua agenda busque deixar horários livres para atender questões imprevisíveis. Por exemplo: na semana passada pude levar uma amiga ao médico, pois havia uma janela para alternar minhas atividades. Esse horário também pode ser muito útil para refletir sobre os próximos passos de sua vida e carreira.
Dica 4: Mantenha ativo o círculo de amizades. Marque um café (ou chá) com suas amigas de profissão, ou amigas com quem pode conversar abertamente! Troque ideias com elas para ver como cada uma está conseguindo se organizar e evoluir na vida e na carreira. Eu já agendei um chá para a próxima semana e você?
Essas dicas são bem factíveis de serem colocadas em prática. Bora deixar para lá as autocobranças e fazer muito bem feito o que é possível! Bora ser feliz na vida e na carreira!
Na próxima semana irei aprofundar a Dica número 2 - Torne-se uma pessoa organizada. Irei apresentar "Como utilizar o modelo das 4 estações da Estratégia do Oceano Azul na vida e na carreira".
Se esse texto foi útil para você de um like e compartilhe. E se quiser interagir com perguntas estarei aqui aguardando muito feliz para te responder!
(*) Sandra Tornieri é mentora de carreira & negócios na Conectar & EMPREENDER, mestre em Administração Estratégica, Docente de Graduação e Pós-Graduação e autora do livro "Carreira em Foco: do primeiro emprego ao empreendedorismo singular".
Comentarios