Você é uma pessoa OPA?
- Sandra Tornieri
- 9 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de mai. de 2024
Uma pessoa OPA é aquela Orientada Para o Aprendizado.
Por Sandra Tornieri (*)

O que é ser OPA - Orientado Para o Aprendizado?
Descobri que eu era OPA quando estudei os vários tipos de orientações que uma empresa pode ter. Por exemplo, uma empresa pode ser orientada para o mercado (OPM). Falando nisso, em breve vamos apresentar esse tema. Voltando aqui...ou pode ser orientada para a inovação, para os produtos, para a qualidade e para o aprendizado também. No caso são as empresas que aprendem. A orientação da empresa está ligada à sua missão, visão e valores, ou deveria estar.
Quando estudei as empresas que aprendem me identifiquei muito com elas e pensei: sou uma pessoa que aprende e que gosta de aprender. Um dos meus maiores valores é o aprendizado e inclusive me ajuda e determina minhas decisões pessoais e profissionais.
No capítulo 2 do livro Carreira em Foco: Do primeiro emprego ao empreendedorismo singular, de minha autoria, eu apresento o tema Orientação para o Aprendizado - OPA e também um teste para você fazer para saber se tem o perfil da pessoa OPA.
Conheça as 3 Vantagens de ser OPA
Automotivação. A pessoa OPA dificilmente desiste e está sempre motivada para prosseguir sua trajetória de autodesenvolvimento e maturidade.
Mindset. A pessoa OPA possui o mindset de crescimento.
Felicidade. A vida é uma sucessão de aprendizados - assim, quem é OPA normalmente é mais otimista e feliz.
E não estamos falando aqui da pessoa que tem a "Síndrome de Poliana", ou que aceita tudo e finge ser feliz para agradar os outros. Estamos falando da pessoa otimista-racional que sabe que o mundo não é cor-de-rosa, mas que é possível aprender muito com todas situações, inclusive com as contrariedades e adversidades da vida.
Técnica do Storytelling Profissional & Lições Aprendidas
No blog da Conectar & Empreender você irá encontrar o tema Storytelling Empreendedor: conte sua história e como nasceu sua empresa, nesse texto apresento a técnica para ser utilizada em 3 áreas da vida: a pessoal, a profissional e a empreendedora.
Apresento também no livro minha jornada profissional e as 80 lições aprendidas, contando as situações e os aprendizados. É uma síntese dos 38 anos de trabalho, desde os estágios até 2022. Já se passaram mais dois anos e tenho mais histórias e aprendizados para contar numa segunda edição! Proponho que você faça esse exercício e utilize essa técnica. Mas caso seu tempo esteja muito curto você pode simplesmente responder a essa pergunta: Quais foram as maiores lições da sua vida pessoal e profissional? Ou seja, quais foram seus maiores aprendizados até o momento atual?
Autodidatismo: perfil do semperaprendente
Outra característica da pessoa OPA é ser autodidata, ou seja, consegue aprender sozinho(a). Hoje com as tecnologias digitais, internet e redes sociais o sistema de autodidatismo tornou-se muito natural.
O verdadeiro autodidata extrapola o currículo escolar e busca de modo personalizado os conhecimentos gerais e específicos que irão melhorar a qualidade de vida pessoal e das outras pessoas. Torna-se um verdadeiro polímata, ou seja, "alguém que se interessa por muitos assuntos e aprende muitos assuntos". Essa definição está no livro "O Polímata: Uma história cultural de Leonardo da Vinci a Susan Sontag", do autor Peter Burke, aliás que eu super indico,
Veja que o ideal é aprender para poder se desenvolver como pessoa, ser humano, ser espiritual ou cidadão do Cosmos. O aprendizado pode ser útil ou inútil. Se a pessoa não tem foco ficará a deriva também com os próximos passos em sua vida e carreira.
Aprendizado para a Vida
Quem encara a vida como um grande sistema de aprendizado pessoal e coletivo, começa a se interessar em valorizar certos conhecimentos que se tornaram mais perenes ou que durarão a vida toda. Por exemplo: Como foi que você aprendeu a lidar com as contrariedades da sua vida?
Na orientação para o aprendizado importa cada um verificar: Qual é o meu foco? Para onde direciono meus esforços? Estou tendo resultados positivos e saudáveis considerando meus esforços? Se os resultados não estão sendo positivos, quais são as causas e o que posso fazer para mudar e obter melhores resultados?
Por outro lado, a vida também não pode ser apenas atingir metas e alcançar resultados, precisamos viver o aqui-e-agora de modo a estar onde as coisas realmente acontecem: no presente.
Se você quiser se aprofundar no tema faça o Teste da sua Orientação para o Aprendizado. Para isso vá até o site https://www.conectareempreender.com.br clique em Ferramentas. Para acessar todas as ferramentas de modo gratuito, você só precisa fazer o login. O primeiro item do teste é ver se você tem curiosidade de fazer o teste!
Deixe seu comentário. Gosto de compartilhar e saber se foi útil para você.
Grande abraço!
(*) Sandra Tornieri - Docente Universitária (UNIOESTE). Empreendedora na 88Decor (@88Decor88). Mentora de Carreira e Negócios na Conectar & Empreender. Mestre em Administração Estratégica (UFPR). Autora do livro: Carreira em Foco - Do primeiro emprego ao Empreendedorismo Singular.
Comments